Erros para evitar no Blog

10 erros que você deve evitar no seu Blog

Muita gente quando cria um blog comete muitos erros antes de ver seu projeto avançar, seja realmente um blog ou um site profissional.

Também já cometi vários erros nessa jornada. Mas uma coisa boa da Internet é que podemos compartilhar e aprender com os erros, uns dos outros.

Assim, em uma visão melhor do todo, vou citar uma série de erros que já vi blogueiros cometerem, alguns que já cometi e mais alguns que muitas pessoas sequer sabem que é um erro.

Espero que essa lista seja útil. Vamos então aos 10 erros que você deve evitar se quiser ser mais produtivo com seu Blog.

1. Escrever sobre algo que não gosta

Mesmo que muitas pessoas encarem o fato de ter um blog como um trabalho, ter paixão pelo que faz é essencial. Ou isso, ou você acabará se cansando.

Não pense que seu leitor não percebe quando o texto foi escrito com prazer, ou com preguiça. Evite textos robotizados que imitam outros blogueiros, ou que sirvam apenas para ranquear nos buscadores.

2. Não estudar

Mas um blogueiro não ganha dinheiro só criando conteúdo por diversão? Se você pensa assim, já vou avisando: ganhar dinheiro com blogs não é fácil.

É preciso estudar sobre tecnologias e plataformas de publicação de conteúdo, servidores web, configuração e otimização do seu site.

Se você usa WordPress, também é preciso estudar plugins e saber como deixar seu site mais rápido.

Além disso, estudar sobre SEO e novas formas de divulgar seu blog na internet (e fora dela).

Já imaginou estudar um assunto do qual você não gosta? Nada bom, não é? Por isso, não cometer este erro é de grande importância para o seu sucesso.

3. Falta de originalidade

Você descobriu um assunto que gosta e quer escrever sobre ele, mesmo com muitos concorrentes nesse nicho.

Isso não significa que você deve imitá-los. Eu por exemplo, antes de postar, visito blogs do mesmo nicho para ter certeza de que não vou falar sobre algo que já esteja saturado.

Além disso, eu tento abordar os assuntos de forma diferente. Buscar sugestões de palavras-chave é uma forma de tentar ser original ao escrever seus posts.

Não tente copiar o estilo de outra pessoa, ou o leitor se sentirá enganado e certamente vai parar de visitar seu site.

4. Brigar com leitores

É óbvio que não dá pra agradar todo mundo, mas tente evitar problemas com leitores. Não baixe o nível, seja cortês sempre.

Se alguém tem de ser o mal educado da história, que não seja você. Isso acaba mostrando aos seus leitores que você não precisa apelar para baixaria e que está acima de picuinhas, mostrando maturidade e profissionalismo.

Quanto às críticas, elas sempre virão. Mas se forem construtivas, recomendo não apagar. Ninguém nasce sabendo tudo e nem está imune a erros.

Todos erramos. Saiba fazer o filtro e tenha sempre humildade.

5. Abusar de anúncios

Um erro muito comum é poluir o site com anúncios, mesmo em um blog sem muitas visitas.

Além de não dar retorno, isso deixa o site pesado e passa uma imagem de amadorismo e desespero. É assim que você quer ser visto pelo seu público? Claro que não.

6. Conteúdo indefinido

A não ser que seu blog seja um super portal, não dá pra sair postando cada hora sobre um assunto que não tenha nada a ver com o outro. É importante escolher seu nicho e focar nele.

Tentar falar sempre do assunto do momento para pegar carona pode afastar você do seu público, além de passar uma imagem de blog perdido, sem foco.

Lembre-se: até para possíveis anunciantes é importante definir nicho e público.

7. Spam de comentários

Um erro comum entre blogueiros é achar que spam de comentários é só colar links nos comentários de outro blogueiro do mesmo nicho.

Então, se seus comentários se resumem a “legal”, “ótimo post” e coisas do gênero, sem acrescentar nada à discussão, você está sendo tão irritante quanto um spammer.

Fica claro que o comentário foi feito para fisgar cliques e visitas. Por isso, evite essa tática a todo custo.

8. Brigar com outros blogueiros

Por mais que você não concorde com a postura de algum blogueiro, evite brigas.

Seus leitores estão esperando conteúdo de qualidade e não lavagem de roupa suja, o que passa uma imagem de imaturidade e falta de profissionalismo.

Isso sem falar no risco de um processo por danos morais. Acha exagero? Nos EUA uma mulher já foi presa por “cutucar” outra no Facebook.

Leia Mais: Como ser mais produtivo no home office

9. Textos rasos ou mal escritos

Esse é um erro muito comum. Não adianta prometer algo no título do artigo e não cumprir no texto. Se prometeu explicar algo, explique!

Não vale apenas dizer que o produto ou serviço é bom e apontar para outro blog. Se você vai falar sobre algo, fale no seu blog.

Acha chato escrever um texto longo? Quem disse que é fácil escrever um artigo com qualidade? Quando gostamos do que fazemos, isso vira um hobby, uma terapia. Daí a importância de gostar do que se escreve.

Portanto, não escreva textos rasos e fracos só pra dizer que postou. Prefira postar menos vezes por semana para investir em artigos realmente úteis e bem pensados.

Não saia enchendo linguiça só para dizer que posta todo dia, como fazem muitos por aí.

10. Spam nas redes sociais

Muitos blogueiros parece que não entendem que o spam acaba tendo efeito contrário. Então as pessoas começam a ter uma ideia negativa do seu site, enxergando você como um amador desesperado que implora por atenção.

Por isso, não faça spam nem promova seu Blog usando táticas invasivas ou irritantes. Ao invés disso, continue produzindo conteúdo de qualidade, que o tráfego virá.

Conclusão

Em suma, como falei no início, já cometi alguns desses erros. A ideia deste post é abrir os olhos de blogueiros que ainda não perceberam que estes erros não são tão fáceis de corrigir.

Mas pelo menos você pode tentar. Tenho certeza que seguindo essas dicas, e evitando esses erros em seu site, ficará mais fácil de alcançar o sucesso.

Já cometeu algum desses erros? O que aprendeu com eles? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.